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Arquitetos: NORA studio
- Área: 6600 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Luís Díaz Díaz
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Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, BPM Lighting, Cortizo, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre Reus e Tarragona está o GOMotor. É uma loja de veículos usados com um centro de exposições, localizada em uma área de 6600m². O projeto busca expor um alto estoque de veículos da forma mais visual possível. Devido ao seu número, é necessário vê-los em sequência, mas a disposição em bateria só nos mostraria os carros pela frente. Estacionados na diagonal, no entanto, podemos capturar rapidamente sua imagem geral. Por esta razão, a obliquidade dos quadrados é tida como a norma e uma grade de eixos em três direções é estabelecida em vez de uma grade ortogonal clássica. No topo da triangulação, é desenvolvido um sistema estrutural que abrange a área do projeto enquanto se adapta a cada parte do programa.
O sistema consiste em um telhado de barras suportado por um agregado de árvores metálicas repetidas. Cada árvore é constituída por um pilar tubular ligado a três vigas inclinadas, ou ramos, que colocam os vértices da moldura onde repousam as barras convergentes.
Na orla do complexo existem quatro naves hexagonais que contêm a programação complementar da área expositiva. Exceto por este ponto, o resto da estrutura está descoberto. As barras, além de determinarem a área de exibição, iluminam os veículos.
Junto com as naves, a estrutura geral é coberta gerando pórticos mais altos. A sobreposição de telhados indica as áreas de acesso, e a mudança de escala ajuda a articular o papel dos galpões no complexo. O fechamento dos armazéns é feito por placas micro perfuradas colocadas sobre perfis ancorados aos pilares. As coberturas, constituídas por planos triangulares em diálogo com a estrutura, são constituídas por painéis sanduíche. Os quatro armazéns estão agrupados em dois conjuntos: um dedicado a áreas de oficina mecânica e outro a escritórios. A altura livre das oficinas é a das naves. Isso é usado para localizar um sistema de elevador de veículos, bem como uma área isolada de chapa e tinta.
Já as salas de trabalho estão divididas em dois andares. No piso inferior existe uma área de reuniões e descanso e um espaço para fotografia dos veículos. O piso superior contém os escritórios. Pelas características deste espaço, ao contrário das oficinas, o interior é revestido com acabamentos que escondem a estrutura de suporte e isolam o clima. No piso térreo, a fachada eleva-se do solo, deixando uma faixa visual aberta para o exterior. Acima, as janelas de correr deixam entrar uma luz ideal para o trabalho, filtrada pela chapa.